terça-feira, 2 de agosto de 2011

CHINA: GUERRAS CONTRA O IMPERIALISMO






O Império Chinês foi um dos palcos do neocolonialismo e imperialismo. Europeus e norte-americanos tinham enormes interesses na região. A luta contra o domínio estrangeiro levou às Guerras do Ópio e à Guerra dos Boxers.

A PRIMEIRA GUERRA DO ÓPIO (1839/1842)

A economia chinesa é secularmente, agrária, mas seu artesanato era apreciado e objeto de comércio internacional. No início do século XIX, o porto de Cantão era o único que podia comercializar com o exterior.
Os comerciantes ingleses levavam ópio da Índia para a China e tinham interesses em ampliar seus negócios. Em 1839, o governo chinês confiscou 20 mil caixas de ópio dos depósitos britânicos em Cantão e as atirou ao mar.
No ano seguinte, o chanceler britânico, Lord Palmerston, mandou atacar a China. Os ingleses sitiaram algumas áreas e ameaçaram Nanquim e as comunicações com a capital.
A capitulação chinesa levou ao Tratado de Nanquim, em 1842, o primeiro dos tratados desiguais, pelo qual a Inglaterra recebia Hong-Kong, a abertura de cinco portos chineses e enorme indenização de guerra.

A SEGUNDA GUERRA DO ÓPIO (1856/1860)

Em 1856, mais uma vez as forças imperialistas (ingleses e franceses) iniciam a guerra sob o pretexto de que o governo chinês abordou um navio inglês carregado de ópio.
Foi imposto à China o Tratado de Tianjin, pelo qual os portos chineses seriam abertos ao comércio com o Ocidente, garantiam-se direitos extraterritoriais e liberdade de ação aos comerciantes e missionários ocidentais.

O BREAK-UP

A partilha da China (Break-up) em áreas de influência foi consolidada após a Guerra Sino-Japonesa (1894-95), conflito que também assinala a emergência do Japão como potência imperialista.

A GUERRA DOS BOXERS (1899/1900)

A Sociedade dos Punhos da Justiça e da Concórdia desencadeou um movimento anti-ocidental e contra a dinastia Manchu, na província de Shandong.
Tinha suas origens na pobreza rural, no desemprego, na miséria. Os boxers, como são conhecidos, atacaram missionários, chineses e cristãos, invadiram bens estrangeiros e cercaram Beijing.
Foram sufocados por forças estrangeiras( Reino Unido, EUA, França, Japão Rússia e Alemanha) que ocuparam e saquearam a capital.
Mais uma vez, pelo Protocolo Boxer, a China foi obrigada a pagar pesadas reparações aos estrangeiros, aumentando a influência imperialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário