sábado, 20 de agosto de 2011

TEXTOS: RENASCIMENTO CULTURAL



GALILEU GALILEI

"... tenho sido, durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa de muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu não me arriscaria a levá-los à publicação. Há muito tempo que estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea." (Carta de Galileu a Kepler, 1597.)

THOMAS MORUS

"Efetivamente, em todos os pontos do reino onde se obtém a mais fina lã, portanto a mais preciosa, os senhores, os nobres e até os santos abades não se contentam mais com os rendimentos e produtos que seus antepassados costumavam retirar de seus domínios. Não lhes é mais suficiente viver na preguiça e nos prazeres; estes homens, que nunca foram úteis à sociedade, querem-lhe ainda ser nocivos. Não deixam nenhuma parcela de terra para ser lavrada; toda ela transformou-se em pastagens. Derrubam casas, destroem aldeias, e, se poupam as igrejas, é, provavelmente, porque servem de estábulos a seus carneiros[...] Assim, para que um insaciável devorador, peste e praga de seu próprio país, possa abarcar num único campo milhares de braças, uma quantidade de pequenos agricultores se vêem escorraçados de seus bens. Uns saem enganados, outros são expulsos à força; alguns, enfim, cansados de tantos vexames, se vêem forçados a vender o que possuem. Enfim, esses infelizes partem, homens e mulheres, casais, órfãos, viúvos, pais com os filhos nos braços. Todos emigram, largam seu lugares, os lugares onde viveram, e não sabem onde se refugiar. Toda a sua bagagem, que pouco valeria se tivessem a possibilidade de esperar um comprador, é cedida a preço vil, dada a necessidade de dela se desfazerem. Logo os veremos errantes, privados de qualquer recurso. Só lhes resta roubar e serem enforcados, segundo as regras." Thomas Morus, A Utopia. 2a ed., Brasília, Ed. Universidade de Brasília, 1982, p. 16.

"As tropas inumeráveis de carneiros que se espalham atualmente por toda a Inglaterra, constituidas por animais tão doces, tão sóbrios mas (que) são, no entanto, tão vorazes e ferozes que comem até pessoas e despovoam os campos, as casas e as aldeias. Com efeito, em todas as partes do reino, onde se produzem as mais finas e preciosas lãs, ocorrem, para disputar a terra, os nobres, os ricos, e mesmo os santos abades."A Utopia, de Thomas Morus, publicado em 1516

"Assim o avarento fecha, num cercado, milhares de jeiras; enquanto que honestos infelizes abandonam (...) Então vendem a baixo preço o que puderam carregar de seus trastes (...) Esgotados esses fracos recursos, que lhes resta? O roubo, e, depois, o enforcamento segundo as regras.” (Thomas Morus, Utopia)


PICO DELLA MIRANDOLA

“ Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, daí, de todos os lados, da maneira mais cômoda, tudo que existe. Não te fizemos nem celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por conseguinte, para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de ostentar.” (Fala de Deus a Adão. Pico della Mirandola, 1486. PICO DELLA MIRÁNDOLA, Giovanni. A Dignidade do Homem. São Paulo. 1988.

“Nós, pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar os movimentos da alma (...) Convém, portanto, que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam na Natureza para imitar, por mais difíceis que sejam, os múltiplos movimentos da alma.” (Leon Batista Alberti, Tratado Della Pintura, citado por TENENTI, Florença na época dos Médici).

SHAKESPEARE

"Que obra-prima é o homem! Como é nobre em sua razão! Como é infinito em faculdades! Em forma e movimentos, como é expressivo e maravilhoso! Nas ações, como se parece com um anjo! Na inteligência, como se parece com um deus! A maravilha do mundo! O padrão de todos os seres criados!" Hamlet,William Shakespeare, trad., São Paulo: Martin Claret, 2002, p.47.

LEONARDO DA VINCI

“O homem é o modelo do mundo. A experiência é a mestra das coisas.” Leonardo da Vinci

“Já fiz planos de pontes muito leves (...). Conheço os meios de destruir seja que castelo for (...). Sei construir bombardas fáceis de deslocar, carros cobertos, inatacáveis e seguros, armados com canhões. Estou (...) em condições de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifícios públicos ou privados como para conduzir água de um lugar para outro. E, em trabalhos de pintura ou na lavra do mármore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente suportarão o confronto com as de qualquer outro, seja ele quem for.”
[Leonardo da Vinci (retirado de Jean Delumeau, A Civilização do Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1984, vol. 1, p. 154)]





“Aqueles que se entregam à prática sem Ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme e sem bússola. Sempre a prática deve se fundamentar na boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira Ciência se não passar por demonstrações.” (Leonardo da Vinci)





ERASMO DE ROTTERDAM






“Rivais dignos dos príncipes, os soberanos pontífices, os cardeais e os bispos (...) Hoje (...) os bispos apenas se preocupam em apascentar-se a si próprios, deixam o cuidado do rebanho de Cristo (...) esquecem que a palavra bispo significa trabalho, vigilância, solicitude. Servem-se apenas de tais qualidades quando pretender receber dinheiro (...) Se os Sumos Pontífices, que estão no lugar de Cristo, se esforçassem para imitá-lo na pobreza, nos trabalhos, na sabedoria, no sofrimento e no desprezo das coisas terrenas (...) não seriam eles os mais infelizes dos homens? ... Vede quantas riquezas, honras, troféus, ofícios, dispensas e impostos, indulgências, cavalos, mulas, guardas e prazeres (...) Ora, tudo deveria ser substituído pelos jejuns, vigílias, lágrimas, orações, sermões, estudos e penitências e mil outros incômoos enfadonhos.” (Erasmo de Rotterdam, O Elogio da Loucura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário