sábado, 20 de agosto de 2011

TEXTOS: MERCANTILISMO

Sobre o metalismo: “Um país se torna tanto mais rico quanto mais dinheiro ou ouro recebe da terra ou de alguma parte, e mais pobre quanto mais ouro sai dele.” (F. SCHROEDER, 1686)

Sobre a balança comercial: “Os meios ordinários, portanto, para aumentar a riqueza e tesouro são pelo comércio exterior, para o que devemos sempre obedecer a esta regra: anualmente, vender aos estrangeiros mais, em valor, do que consumimos deles.” (T. MUN, 1664)

“As nossas perdas são equivalentes aos lucros realizados pelo estrangeiro... Um país não ganha sem que outro perca.” (A. MONTCHRETIEN, 1615)

Sobre o protecionismo alfandegário: “O comércio é de fato o direito das gentes, mas o príncipe tem o poder de restringi-lo como quiser, limitá-lo como lhe aprouver, onerá-lo ou aliviá-lo de imposições, principalmente no que diz respeito aos estrangeiros.” (A. MONTCHRETIEN, 1616)

Sobre a produção de manufaturas: “Poder-se-ia perguntar o que importa mais para acrescentar uma cidade, se cultivar a terra ou a indústria do homem. E vale mais a indústria, porque são de maior estima e preço as coisas produzidas pelas artificiosas mãos do homem do que as que são engendradas pela natureza.”(J. BOTERO, 1603)

Sobre a importância das colônias: “As colônias não podem esquecer jamais o que devem à mãe-pátria pela prosperidade de que desfrutam. Devem Devem, por consequência: dar à metrópole maior mercado aos seus próprios produtos, dar ocupação ao maior número de seus manufatureiros, artesãos e marinheiros; fornecer-lhes uma maior quantidade de artigos de que ela precisa.”(POSTLETHWAYT, 1747)

GENÉRICAS
“Ordena-se, pela autoridade do Parlamento, que ninguém leve, ou faça levar, para fora deste Reino ou Gales ou qualquer parte do mesmo, qualquer forma de dinheiro da moeda deste Reino, ou de dinheiro, e moedas de outros Reinos, terras e senhorias, nem bandejas, vasilhas, barras ou joias de ouro guarnecidas ou não, ou de prata, sem licença do Rei.”

“A única maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros Reinos para o Tesouro Real é conseguir que grande quantidade de nosos produtos seja levada anualmente além dos mares e menor quantidade de seus produtos seja para cá transportada (...) Se isso puder ser feito, não será impossível nem improvável mandar para além mar anualmente, em mercadorias, o valor de um milhão e cem mil libras e receber de volta, em todos os tipos de mercadorias, apenas o valor de seiscentas mil libras. Não se segue necessariamente que receberíamos então as outras quinhentas mil libras, seja em ouro ou moeda inglesa?”
(Tudor Economic Documents, de 1549)

“As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado.” (Colbert, Ministro de Luís XIV)

“A abundância de ouro e prata é a riqueza de um país.”(Jean Bodin)


Nenhum comentário:

Postar um comentário