domingo, 28 de agosto de 2011

TEXTOS: AS REVOLUÇÕES BURGUESAS

Declaração dos Direitos (Bill of Rights) – 1689

Artigo 1º - Que o pretenso poder de suspender a execução das leis pela autoridade real, sem o consentimento do Parlamento, é contrário às leis.
Artigo 4º - Que toda a retirada de dinheiro para uso da Coroa, sob pretexto da prerrogativa real, sem que tenha sido estipulada pelo Parlamento, ou por tempo mais longo ou de outro modo que não tenha sido concedida, é contrária às leis.
Artigo 6º - Que criar ou manter um exército no Reino em tempo de paz, sem o consentimento do Parlamento, é contrário às leis.
Artigo 8º - Que as eleições dos deputados ao Parlamento devem ser livres.
Artigo 9º - Que os discursos feitos nos debates no Parlamento não devem ser examinados em nenhuma Corte nem em outro lugar a não ser no próprio Parlamento.

ROBESPIERRE
“Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia." (Discurso de Robespierre na Convenção).

BENJAMIN FRANKLIN
"Lembra-te que o tempo é dinheiro... Lembra-te que o crédito é dinheiro... Lembra-te que o dinheiro é produtivo e se multiplica... Lembra-te que, segundo o provérbio, um bom pagador é senhor de todas as bolsas... A par da sobriedade e do trabalho, nada é mais útil a um moço que pretende progredir no mundo que a pontualidade e a retidão em todos os negócios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário