sábado, 20 de agosto de 2011

TEXTOS: ILUMINISMO



“Se um homem em estado de natureza está tão livre quanto se disse, se é senhor absoluto de sua pessoa e bens, igual aos maiores, sem estar sujeito a quem quer que seja, por que abandonará sua liberdade?(...) para que todos sejam (...) como ele, todo homem seu igual e a maior parte deles, como não faz uma rigorosa observância da eqüidade e da justiça, a fruição da propriedade que tem nesse estado é muito arriscada e muito insegura; e não é sem razão que procura e está disposto a formar com outros uma sociedade que já está unida, ou tem idéia de unir para a preservação mútua de suas vidas, liberdades e bens, a que chamo pelo nome geral de propriedade. Portanto, a grande e principal finalidade dos homens que se unem em comunidade é a preservação de sua propriedade...” (LOCKE, John. Sobre o Governo Civil. São Paulo, Ática, 1978.)

O objetivo grande e principal, portanto, da união dos homens em comunidades, colocando-se eles sob governo, é a preservação da propriedade.
(LOCKE, John. SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO, 1690)


ROUSSEAU

"O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções." (Do Contrato Social)

"A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza"
"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém'"



JOHN LOCKE





"E quais poderiam ser as correntes da dependência entre homens que nada possuem? Se me expulsam de uma árvore, sou livre para ir a uma outra"

"A meditação em locais retirados, o estudo da natureza e a contemplação do universo forçam um solitário a procurar a finalidade de tudo o que vê e a causa de tudo o que sente"

"A única instituição que ainda se constitui natural é a Família "

"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."

"Mesmo quando cada um de nós pudesse alienar-se não poderia alienar a seus filhos: eles nascem homens e livres, sua liberdade lhes pertence e ninguém, senão eles, pode dispor dela. Antes de chegar à idade da razão, o pai pode, em seu nome, estipular as condições de sua conservação, do seu bem-estar, porém, não dá-los irrevogável e incondicionalmente porque um dom semelhante contraria os fins da natureza e sobrepuja os limites da finalidade paternal. Seria, pois, preciso para que um governo arbitrário fosse legítimo, que, em cada geração o povo fosse dono de aceitá-lo ou de rejeitá-lo; porém, então o governo não seria arbitrário."

Sobre o governo, que para Rousseau é "Um corpo intermediário entre os súditos e o soberano, para sua mútua correspondência, encarregado da execução das leis e da conservação da liberdade, tanto civil como política.", e a submissão do povo aos chefes [governantes] diz: "É somente um incumbência, um cargo, pelo qual simples empregados [governantes] do soberano [povo] exercem em seu nome o poder de que os faz depositários, e que ele pode limitar, modificar e reivindicar quando lhe aprouver."

"Se houvesse um povo de deuses, ele seria governado democraticamente. Um governo tão perfeito não convém aos homens."

"Maquiavel, fingindo dar lições aos Príncipes, deu grandes lições ao povo".

MONTESQUIEU

“Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos”.
(Do Espírito das Leis, 1748)


“É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.”(Do Espírito das Leis)
"A religião é menos um tema de santificação do que um tema de discussões que pertence a todos"


"A sutileza do pensamento consiste em descobrir a semelhança das coisas diferentes e a diferença das coisas semelhantes"

"Recebemos três educações diferentes: a dos nossos pais, a dos nossos mestres e a do mundo. O que aprendemos nesta última, destrói todas as ideias das duas primeiras"

"As leis, no sentido mais amplo, são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas"

"Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte"

"As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros"

"Quanto menos os homens pensam, mais eles falam"

"A pessoa que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar."

"Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias."

"Defenderei sempre o direito de discordarem de mim."

"Só o poder limita o poder." [O Espírito das Leis, Livro XI, Capítulo IV]

VOLTAIRE

"Acreditar em milagres é um absurdo, equivale de certo modo a desonrar a Divindade." (Dicionário Filosófico)

" Meus amigos, uma falsa ciência gera ateus, mas a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade..." ( Les A, B, C ou Dialogues entre A, B, C, 1768)

"Os homens que comem carne e tomam beberagens fortes têm todos um sangue azedo e adusto, que os torna loucos de mil maneiras diferentes. Sua principal demência se manifesta na fúria de derramar o sangue de seus irmãos e devastar terras férteis, para reinarem sobre cemitérios."
(A Princesa da Babilônia, Capitulo III )

"Eu posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las"
"Os voluptuosos careiam companheiros de devassidão. Os interesseiros reúnem sócios. Os políticos congregam partidários. O comum dos homens ociosos mantém relações. Os príncipes têm cortesãos. Só os virtuosos possuem amigos." ( Dicionário Filosófico)
"Todos os que se disseram filhos de deuses foram os pais da impostura. Serviram-se da mentira para ensinar verdades, eram indignos de a ensinar, não eram filósofos, eram, quando muito, mentirosos cheios de prudência." (Dicionário Filosófico)

"Os filósofos sempre foram perseguidos por fanáticos. Será possível, no entanto, que os homens de letras se imiscuam também e eles próprios aticem contra os seus confrades as armas com que todos são trespassados, uns após outros?" ( Dicionário Filosófico)

"O preconceito é uma opinião sem julgamento. Assim em toda terra inspiram-se às crianças todas as opiniões que se desejam antes que elas as possam julgar." ( Dicionário Filosófico)

"Como é que um homem pode se tornar senhor de outro homem e por que espécie de incompreensível magia pôde esse homem se tornar senhor de muitos outros homens?" (Dicionário Filosófico)

"Que é virtude? Beneficência para com o próximo." ( Dicionário Filosófico)

"Filósofo, amante da sabedoria, ou seja, da verdade." (Dicionário Filosófico)

"Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! (...) Bárbaros agarram esse cão que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objetivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquires à natureza tão impertinente contradição." (Dicionário Filosófico. Em resposta a Descartes)

"As opiniões causaram mais males do que a peste ou terremotos neste pequeno nosso mundo". (Carta para Élie Bertrand, 1759)

"Um historiador é um tagarela que arrelia os mortos." ( Dicionário Universal Nova Fronteira de Citações)

"Admiramo-nos do pensamento; mas o sentimento é igualmente maravilhoso." (Dicionário Filosófico)

“Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas nossas opiniões insensatas (…) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição.” (Tratado Sobre a Tolerância, 1763)

"O abuso da graça é afetação; o abuso do sublime, absurdo. Toda perfeição é um defeito." (Dicionário Filosófico)

"Que é então o perseguidor? É aquele cujo orgulho ferido e o fanatismo em furor irritam o príncipe ou magistrados contra homens inocentes, cujo único crime consiste em não serem da mesma opinião." (Dicionário Filosófico)

"As paixões são como ventanias que enchem as velas dos navios; às vezes elas oprimem, mas sem elas não poderia navegar"

"Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm."

"Todas as grandezas desse mundo não valem um bom amigo."

"Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu."

"Quando se trata de dinheiro, todos têm a mesma religião.

"Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido".

"O acaso é uma palavra sem sentido. Nada pode existir sem causa."

"O mundo me intriga. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro".

"A leitura engrandece a alma".



"A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas."
KANT
"O direito é o conjunto de condições que permitem à liberdade de cada um acomodar-se à liberdade de todos."














" Todo nosso conhecimento nasce no sentido, passa pelo entendimento e termina na razão."



"A felicidade não é um ideal da razão, mas sim da imaginação."



" A paciência é a fortaleza do débil; a impaciência, a debilidade do forte."



" A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir. "



" Não há virtude tão forte que esteja a salvo da tentação."



" Você é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas."



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".

DIDEROT


"A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de submissão..." (artigo " Autoridade política", Enciclopédia. 1751




“Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo que goze da razão (...) O poder que se adquire pela violência não é mais que uma usurpação e não dura senão pelo tempo por que a força daquele que comanda prevalece sobre a daqueles que obedecem (...) O poder que vem do consentimento dos povos supõe necessariamente condições que torne o seu uso útil à sociedade, vantajoso para a República, e que o fixem e restrinjam entre limites; pois o homem não pode nem deve dar-se inteiramente e sem reserva a outro homem.” (Denis Diderot, em Autoridade Política)


D"ALEMBERT








“Descartes teve pelo menos a ousadia de ensinar os espíritos bons a sacudir o jugo da Escolástica, da opinião, da autoridade, em uma palavra, dos preconceitos e da barbárie; e por meio desta revolta, cujos frutos hoje colhemos, prestou à filosofia um serviço talvez mais essencial do que todos os que deve aos seus ilustres sucessores (...) Embora acabasse por acreditar que podia explicar tudo, começou, pelo menos, duvidando de tudo; e as armas de que nos servimos para combatê-lo, embora as voltemos contra ele, nem por isso lhe pertencem menos.” (D’Alembert, no Discurso Preliminar da Enciclopédia, em 1751)

“Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado se propagou de uma extremidade a outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o Trono; com a outra quiseram derrubar os Altares. Sua finalidade era modificar nas consciências as instituições civis e religiosas e, por assim dizer, a revolução se processou.” (Denúncia formulada pelo advogado Séquier, em 1770)

Nenhum comentário:

Postar um comentário