Tratados e conferências do MUNDO PÓS-GUERRA
Ainda durante a Segunda Guerra, os líderes mundiais se reuniram em várias conferências.
1. Na CARTA DO ATLÂNTICO, Roosevelt e Churchill deram início a conversações que, mais tarde, desembocram na criação da ONU.
2. Na CONFERÊNCIA DO CAIRO, em novembro de 1943, estavam presentes Roosevelt, Churchill e Chiang Kai-shek. Entre as decisões, a devolução dos territórios ocupados pelo Japão à China e a independência da Coreia.
3. Na CONFERÊNCIA DO TEERÃ, em dezembro de 1943, Churchil, Roosevelt e Stálin estudaram a presença soviética no Leste europeu e a abertura da 3ª frente de guerra, no Norte da França. Era a “Operação Overlord” que resultou no “Dia D”, o desembarque aliado na Normandia.
4. Em fevereiro de 1945, ocorreu a CONFERÊNCIA DE YALTA, com os mesmos líderes anteriores. Decidiu-se que todo Leste europeu ficará sob influência soviética, esboçou a divisão da Alemanha, o apoio soviético aos aliados contra o Japão e a futura destruição da indústria bélica alemã.
5. A CONFERÊNCIA DE POTSDAN ocorreu entre 17/julho e 2/agosto de 1945, estando presentes Truman, Attlee e Stálin.
(Um dia antes do início da conferência, ou seja, no dia 16/julho/1945, às 5h30min, no deserto do Novo México (EUA), ocorreu a primeira experiência com bomba atômica).
Foi fixada a indenização alemã, (US$ 20 bilhões). Criado o Tribunal de Nurember. Iniciada a desnazificação da Alemanha. Eliminada a indústria bélica alemã. Promessa de devolução da Indochina à França. Divisão da Alemanha e de Berlin em quatro zonas de influência.
6. Na CONFERÊNCIA DE SÃO FRANCISCO (Junho a outubro/1945), foi criada a ONU, cujos órgãos principais eram a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário