domingo, 21 de novembro de 2010

FILMES E SEUS DIRETORES

Muitos filmes nos ajudam a crescer, como estudantes, como professores, como cidadãos. Também enriquecem nosso espírito crítico. Nos dão argumentos para o diálogo. Sempre que faço um trabalho em aula usando um filme, alguns alunos pedem mais indicações. Caso você se interesse por um dos títulos indicados, faça o seguinte:
1. Procure ler a sinopse do filme
2. Procure ler, em seu material (livros, apostilas), o assunto do filme
3. Durante o filme, faça anotações em um caderno
4. Após o filme, volte aos livros, para separar o que é, de fato, histórico e o que é criação e arte. Lembre-se que o cinema não tem necessária obrigação de relatar apenas a História. Tem a liberdade de, em cima da História, dar vôos altos da criação, da ficção.
Aqui vai uma pequena lista:


A Caminho de Kandahar, de Mohsen Makhmalbaf (GUERRAS CONTEMPORÂNEAS)
Queimada, de Gillo Pontecorvo (INDEPENDÊNCIA DE COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO)
Como Era Gostoso Meu Francês, de Nelson Pereira dos Santos (BRASIL COLONIAL -CULTURA INDÍGENA TUPINAMBÁ)
O Guerreiro do Sol, de Federico Garcia (HISTÓRIA DE TUPAC AMARU)
Gaijin, de Tizuka Yamasaki (IMIGRAÇÃO JAPONESA PARA BRASIL)
Tempos Modernos, de Chaplin (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E CRISE CAPITALISTA)
O Grande Ditador, de Chaplin (NAZISMO E FASCISMO)
Sacco e Vanzetti, de Giuliano Montaldo (ANARQUISMO E OS DIREITOS NOS EUA)
Hamlet, de Laurence Olivier (SHAKESPEARE)
Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa (HISTÓRIA DO JAPÃO)
Agonia e Êxtase, de Carol Reed (RENASCIMENTO CULTURAL: MICHELÂNGELO)
55 Dias de Pequim, de Nicolas Ray (IMPERIALISMO EUROPEU NA ÁSIA: REAÇÃO DOS CHINESES)
Galileu Galilei, de Joseph Losey (RENASCIMENTO CULTURAL E INQUISIÇÃO)
Encouraçado Potenkin, de Eiseinstein (REVOLUÇÃO RUSSA)
El Cid, de Anthony Mann (ESPANHA: GUERRA DE RECONQUISTA E CENTRALIZAÇÃO DO PODER)
Outubro, de Eiseinstein (REVOLUÇÃO RUSSA)
O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud (A IGREJA MEDIEVAL E A INQUISIÇÃO)
Doutor Jivago, de David Lean (REVOLUÇÃO RUSSA)
O Senhor da Guerra, de Franklin Schaffner (COMÉRCIO E CONTRABANDO DE ARMAS)
Reds, de Warren Beatty (REVOLUÇÃO RUSSA)
A Festa de Babette, de Gabriel Axel (RELIGIOSIDADE E O PECADO DA GULA NO FINAL DO SÉCULO XIX)
As Vinhas da Ira, de John Ford (CRISE DE 1929 E CONSEQUÊNCIAS NOS EUA)
E o Vento Levou, de Victor Fleming (GUERRA CIVIL NOS EUA)
Aleluia Gretchen, de Sílvio Back (NAZISMO NO SUL DO BRASIL)
Em Nome de Deus, de Clive Donner (HISTÓRIA DE PEDRO ABELARDO E HELOISA)
O Ovo da Serpente, de Ingmar Bergman (NAZISMO)
Azur e Asmar, de Michel Ocelot (PRECONCEITO E ACEITAÇÃO DO DIFERENTE)
Casablanca, de Michael Kurtiz (SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E NAZISMO NA ÁFRICA)
O Labirinto do Fauno, de Guillermo Del Toro (NAZI-FASCISMO)
O Dia Seguinte, de Nicholas Meyer (GUERRA ATÔMICA E CONSEQUÊNCIAS)
Adeus, Lênin, de Wolfgang Becker (GUERRA FRIA E NOVA ORDEM MUNDIAL)
A Guerra do Fogo, de Jean-Jacques Annaud (COMUNISMO PRIMITIVO - PRÉ HISTÓRIA)
Viva Zapata!, de Elia Karan (REVOLUÇÃO MEXICANA)
Estado de Sítio, de Costa Gavras (DITADURA NA AMÉRICA LATINA)
Chove Sobre Santiago, de Helvio Soto (GOLPE MILITAR CONTRA ALLENDE, NO CHILE)
Pra Frente, Brasil, de Roberto Farias (DITADURA MILITAR E TORTURA NO BRASIL)
A História Oficial, de Luis Puenzo (DITADURA NA ARGENTINA)
Corações e Mentes, de Peter Davis (GUERRA DO VIETNÃ)
Gandhi, de Richard Attenborough (DESCOLONIZAÇÃO DA ÍNDIA)
Passagem Para a Índia, de David Lean (PRESENÇA INGLESA NA ÍNDIA)
O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci ( DO FIM DO IMPÉRIO NA CHINA ATÉ INVASÃO JAPONESA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL)
A Insustentável Leveza do Ser, de Phillip Kaufman (PRIMAVERA DE PRAGA - 1968)
“Z”, de Costa Gavras (DITADURA MILITAR NA GRÉCIA - GUERRA FRIA)
A Classe Operária Vai ao Paraíso, de Elio Petri (CONSCIÊNCIA DE CLASSE E LUTA OPERÁRIA)
Culpado Por Suspeita, de Irwin Winkler (MACARTISMO NOS EUA - GUERRA FRIA)
Mephisto, de Istvan Szabo (FASCISMO)
Por Quem os Sinos Dobram, Sam Wood (GUERRA CIVIL ESPANHOLA)
Capitães de Abril, de Maria Medeiros (REVOLUÇÃO DOS CRAVOS EM PORTUGAL)
Terra e Liberdade, de Ken Loach (GUERRA CIVIL ESPANHOLA)
Em Busca do Ouro, de Chaplin (GRANDE DEPRESSÃO NOS EUA)
O Tesouro de Sierra Madre, de John Huston (AVENTURA, CAMARADAGEM E DESTINO)
Pequeno Grande Homem, de Arthur Penn (MARCHA PARA OESTE, NOS EUA - CULTURA DOS ÍNDIOS CHEYENES)
Dança com Lobos, de Kevin Costner (GUERRA CIVIL NOS EUA - BRANCOS X ÍNDIOS)
Guerra e Paz, de King Vidor (INVASÃO NAPOLEÔNICA NA RÚSSIA)
Danton, o Processo da Revolução, de Andrzej Wajda (REVOLUÇÃO FRANCESA)
Amadeus, de Milos Forman (VIDA E OBRA DE MOZART)
Oliver Twist, de David Lean (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL)
Cromwell, o Chanceler de Ferro, de Ken Hughes (REVOLUÇÃO PURITANA - INGLATERRA)
Ana dos Mil Dias, de Charles Jarrott (HENRIQUE VIII E A REFORMA ANGLICANA)
Giordano Bruno, de Giuliano Montaldo (RENASCIMENTO CULTURAL E INQUISIÇÃO)
A Missão, de Roland Joffé (ÍNDIOS, JESUÍTAS E COLONIZAÇÃO MERCANTILISTA)
Ligações Perigosas, de Stephen Fears (FRANÇA E SUA NOBREZA ANTES DE 1789)
Mon Uncle (Meu Tio), de Jacques Tati (CRÍTICA AO MUNDO MODERNO, CAPITALISTA)
Germinal, de Claude Berri (LUTA OPERÁRIA NA FRANÇA)
O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles (PAPEL DAS MULTINACIONAIS DE REMÉDIOS)
Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore (O AMOR AO CINEMA)
1492, A Conquista do Paraíso, de Ridey Scott (GRANDES NAVEGAÇÕES)
A Guerra dos Pelados, de Sylvio Back (GUERRA DO CONTESTADO)
Diários de Motocicleta, de Walter Salles (CHE GUEVARA ANTES DE CUBA)
O Carteiro e o Poeta, de Michael Radford (PABLO NERUDA E A LUTA OPERÁRIA)
Zuzu Angel, de Sérgio Rezende (DITADURA MILITAR NO BRASIL)
Lutero, de Eric Till (REFORMA LUTERANA)
Parahyba, Mulher Macho, de Tizuka Yamasaki (REVOLUÇÃO DE 1930 NO BRASIL)
Corações e Mentes, de Peter Davis (GUERRA DO VIETNÃ)
A Lista de Schindler, de Spielberg (NAZISMO E JUDEUS)
Morrer em Madri, de Frédéric Rossif (DOCUMENTÁRIO SOBRE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA)
Os Deuses Devem Estar Loucos, de Jamie Uys (COMUNISMO PRIMITIVO X COCA COLA. NO KALAHARI, OS BOSQUÍMANOS TENTAM DEVOLVER UM PRESENTE AOS DEUSES)
Villa Lobos, Uma Vida de Paixão, de Zelito Viana (MODERNISMO NO BRASIL)
Eternamente Pagu, de Norma Benguell (MODERNISMO, COMUNISMO E INTENTONA COMUNISTA)
Cidadão Kane, de Orson Welles (PODER DA MÍDIA NOS EUA)
O Vento Será Sua Herança, de Stanley Kramer (DARWIN X CRIACIONISMO NOS EUA)
Shakespeare Apaixonado, de John Madden (RENASCIMENTO CULTURAL INGLÊS)
Minha Amada Imortal, de Bernard Rose (HISTÓRIA DE BEETHOVEN)
A Rainha Margot, de Patrice Chéreau (FRANÇA VALOIS: GUERRAS DE RELIGIÃO)
Indochina, de Régis Wargnier (IMPERIALISMO FRANCÊS NO VIETNÃ E A GUERRA)
Rosa Luxemburgo, de Margarethe von Trotta (HISTÓRIA DA INTELECTUAL E ATIVISTA)



Em Barão Geraldo existe uma locadora fantástica que possui a grande maioria dos filmes aqui listados: PhD Vídeo - Avenida Professor Atílio Martini, 222, Cidade Universitária- Campinas, Fone - 32890098

2 comentários:

  1. Ah! Wagner!
    temo o atrevimento de comentar... te agradço, por este blog, por que mesmo não tendo mais aulasa suas, ainda posso ter uma pouco de voce e das suas dica...
    muito obrigada!
    beijos
    assistirei aos filmes!

    ResponderExcluir
  2. Depois de fazer os passos 1, 2, 3 e 4. Sente- se, livre a mente, e assista para sentir o filme!

    ResponderExcluir