UM BRASILEIRO “HERÓI DE TRÊS PÁTRIAS”
Odiado por muitos setores conservadores, inclusive por militares de alta patente, Apolônio de Carvalho foi chamado por Jorge Amado de “o herói de três pátrias”, opinião reconhecida por muitos setores da sociedade.
Herói ou vilão, Apolônio tem uma biografia marcada pela luta contra ditaduras de direita, inclusive nazifascistas. Lutou contra o regime de Getúlio Vargas, contra os fascistas na Espanha, contra os nazistas na ocupação da França e contra a ditadura militar brasileira.
Em 1935, aderiu à Aliança Nacional Libertadora (ANL), grupo heterogêneo antifascista nucleado pelos comunistas liderados por Luís Carlos Prestes. Participou da chamada Intentona Comunista. Foi preso, expulso do Exército Brasileiro, sem processo e sem direito à defesa.
Entre 1936 e 1939, na Guerra Civil Espanhola, defendeu a República nas Brigadas Internacionais contra a Falange fascista de Franco, que era apoiada por Hitler e Mussoline.
A partir de 1942, lutou na Resistência Francesa contra a ocupação nazista, chegando a comandar 2 mil homens pela libertação da França.
Em abril de 1968, participou da fundação do PCBR (Partido Comunista Revolucionário), após sua expulsão do PCB. Lutou contra a ditadura, foi preso, torturado e banido do Brasil.
Voltou da Argélia (onde se exilou) em 1979, beneficiado pelo processo de Anistia.
Em 1980, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), assinando a ficha de filiação número 1. No ano seguinte, foi anistiado como coronel do Exército Brasileiro, num processo que causou muita polêmica.
Morreu aos 93 anos, em setembro de 2005.
http://www.youtube.com/watch?v=8TURDzBRHvY
Para você que é vestibulando, independente de sua posição ideológica sobre o assunto, aprofunde seus conhecimentos pesquisando:
1. Governo Vargas e a Intentona Comunista
2. Guerra Civil Espanhola
3. Brigadas Internacionais
4. Segunda Guerra Mundial
5. Resistência Francesa
6. Regime Militar no Brasil (1964/1985)
Nenhum comentário:
Postar um comentário