domingo, 4 de setembro de 2011

TEXTOS: IMPERIALISMO






Jules Ferry



"O imperialismo é filho da industrialização”
(Jules Ferry, 1º Ministro francês, em 1880)
Cecil Rodhes
“O mundo está todo parcelado, e o que resta dele está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite… Eu anexaria os planetas, se pudesse; penso sempre nisso.”
(Cecil Rhodes, colonialista ingles, em 1895)

“Sustento que somos a primeira raça do mundo, e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana…Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britânicas.”
(Idem, 1897)

" Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês."
(Idem, 1897)

“A universal nação ianque pode regenerar e libertar o povo do México em poucos anos; e cremos que é parte de nosso destino civilizar esse belo país e capacitar seus habitantes para apreciar algumas das numerosas vantagens e bênçãos de que dispõem”. (Artigo do New York Herald, em 1847)


“A penosa escassez de prata (...) pode ser remediada unicamente – como se remediou a escassez de ouro – com a aplicação da iniciativa norte-americana nas minas do México. A prata cunhada nunca será abundante nos Estados Unidos se as suas fronteiras meridionais não incluírem as jazidas minerais do México.” (Artigo da United States Review, em 1853)

Senador Beveridge
“Deus designou o povo norte-americano como Sua nação eleita para finalmente levar a regeneração ao mundo (...) Somos depositários do progresso do mundo, guardiães de sua paz!” (Senador Albert J. Beveridge, dos EUA, início do século XX)


“A natureza distribuiu no planeta os depósitos e a abundância de suas matérias- primas; enquanto localizou o gênero inventivo das raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nesta extremidade continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos dessas matérias-primas nas Áfricas, Ásias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lançariam o elã dos países civilizados. Estas imensas extensões incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas deveriam ser deixadas virgens, abandonadas à ignorância ou à incapacidade? (...) A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza é o tesouro comum da humanidade.” (Texto de Albert Sarraut, em Grander ET Servitude Coloniales, Paris, 1931)
Kipling
Tomai o fardo do Homem Branco -
Envia teus melhores filhos
Vão, condenem seus filhos ao exílio
Para servirem aos seus cativos;
Para esperar, com arreios
Com agitadores e selváticos
Seus cativos, servos obstinados,
Metade demônio, metade criança.
(...)
Tomai o fardo do Homem Branco -
As guerras selvagens pela paz -
Encha a boca dos Famintos,
E proclama, das doenças, o cessar;
E quando seu objetivo estiver perto
(O fim que todos procuram)
Olha a indolência e loucura pagã
Levando sua esperança ao chão.
(...)
Tomai o fardo do homem branco -
Vós, não tenteis impedir -
Não clamem alto pela Liberdade
Para esconderem sua fadiga
Porque tudo que desejem ou sussurrem,
Porque serão levados ou farão,
Os povos silenciosos e calados
Seu Deus e tu, medirão.
(Rudyard Kipling, escitor anglo-indiano)


“Se algum mal for feito a nossos cidadãos, acertaremos nossas contas, até as últimas, com os responsáveis (...) A política do governo dos Estados Unidos consiste em (...) proteger todos os direitos assegurados a potências amigas, por tratados e leis internacionais, e salvaguardar para o mundo o princípio do comércio igual e imparcial com todas as partes do Império Chinês.” (Diplomata John Hay, sobre o comércio com a China, no final do século XIX)
Almirante Mahan
“O que quer que façam ou não, os norte-americanos devem agora começar a olhar para longe.” (Almirante Alfred T. Mahan, ideólogo do imperialismo norte-americano, em 1890)

"O interesse egoísta é um objetivo não somente legítimo como também fundamental para a política nacional" (Idem)
Theodore Roosevelt e seu Big Stick

“Fale com suavidade, mas empunhe o grande porrete!” (Theodore Roosevelt, Presidente dos EUA, a respeito da América Latina, no início do século XX)
Taft
”Não está longe o dia em que três bandeiras de listras e estrelas marcarão em três lugares a extensão de nosso território: uma no Polo Norte, outra no Canal do Panamá e a terceira no Polo Sul. Todo o hemisfério será nosso, de fato, como, em virtude de nossa superioridade racial, já é nosso moralmente’. (Willian H. Taft, Presidente dos EUA, em 1912)


3 comentários:

  1. Vlw pelos textos... difícil achar conteúdo assim pro vestibular.

    ResponderExcluir
  2. Continue, Ferdinando. Esta ferramenta chamada computador pode ser usada para o ato humano de pensar. Quero ajudar muito na luta de vocês pela vaga na Universidade Pública.

    ResponderExcluir
  3. E pensar que um dia chamaram isso de inteligência!

    ResponderExcluir