sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CONSERVATÓRIA , "CAPITAL MUNDIAL DA SERESTA"


Conservatória é uma pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro. Com certeza, irei conhecê-la pessoalmente. Meu interesse começou quando recebi um vídeo, mostrando serestas e serenatas entoadas por pessoas daquela cidade. O vídeo é um dos resultados da pesquisa de campo realizada pelos assistentes de pesquisa do Professor Micael Herschmann, da UFRJ, pesquisador e professor de Cultura Brasileira da Escola de Comunicação da UFRJ. O estudioso publicou, entre outras obras, O Funk e o Hip-Hop Invadem a Cena e é o organizador de outra obra, Nas Bordas e Fora do Mainstream Musical, uma coletânia de textos sobre as novas tendências da música independente neste início de século. O Professor Micael é autor de um dos textos dessa obra, justamente falando de Conservatória. Outro texto, Música e Sociabilidade: o samba e o choro nas ruas-galerias do centro do Rio de Janeiro, é de autoria de Cíntia SanMartin Fernandes, minha segunda filha de uma penca de cinco filhos pelos quais tenho orgulho de me pavonear.
Pesquisando via internet, aprendi que “As casas em Conservatória são  encontradas pelos carteiros não pelo número, mas por uma plaquinha com o nome de uma música. Quase todas são assim. Então você vai à rua das Flores na casa Chão de Estrelas ou na casa Luar de Paquetá, Saudosa Maloca, Maringá, Iracema, etc.”
Aprendi também que “Várias novelas de televisão foram gravadas em Conservatória: O Feijão e o Sonho, Escrava Isaura, Sinhá Moça, uma pequena parte de Cambalacho, Salomé e A Viagem.”
Aprendi ainda a diferença entre serenata e seresta. A serenata é nas ruas, sob as estrelas e a garoa, enquanto a seresta é em locais fechados. É muito bom aprender!

O público que lê meu blog é, acredito, majoritariamente jovem e estudante pré-vestibulando, pois é com esse público alvo que trabalho. Com certeza todos gostam de música, não importa de que música gostem mais. Pensando nesses jovens, alguns dos quais nunca tiveram acesso às serestas e serenatas, publico o link a mim enviado pelo Professor Micael.




Um comentário:

  1. Olá, Wagner.
    Felizmente tive a oportunidade de conhecer essa cidade pequena e pitorescamente envolvente.
    Há muito o que se admirar por lá e para os que tiveram mais contato com músicas brasileiras antigas é um lugar muito bom para se recordar (para os que não estão tão familiarizados com esse estilo de música é um lugar de despertar para uma parte da cultura brasileira, como foi pra mim).
    Ótima recomendação.
    Abraços. Saudades.
    Matheus (3º ano fleming 2010)

    ResponderExcluir