segunda-feira, 19 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO



Em 11 de setembro de 1973, em plena Guerra Fria, um golpe militar apoiado abertamente pelos Estados Unidos da América, derrubou o Presidente Salvador Allende do Chile. Instalou-se uma ditadura militar burguesa, liderada pelo General Augusto Pinochet.


Neste blog, há um texto sobre a História recente do Chile, para aprofundar as análises desse golpe que colocou fim à única experiência de um governo popular e socialista eleito democraticamente. Publico um vídeo narrado por alguém que passou pelo golpe e faz comparações humanistas com o 11 de setembro dos EUA.





http://www.youtube.com/watch?v=7vrSq4cievs

3 comentários:

  1. eu confesso que não sabia sobre o golpe do chile , pois a mídia só mostra o que bem entende, e eu sabia apenas do 11 de setembro dos EUA, obrigado por me tirar de mais uma ignorância prof. wagner. Achei no caros amigos, uma reportagem no caros amigos falando sobre o chile tbm, não sei se vc viu, vou deixar o link aqui : http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/noticias/1981-especial-11-de-setembro-de-2011-no-chile

    ResponderExcluir
  2. Professor, confesso que estou emocionada, talvez até triste. Como podemos viver em um mundo que dispõe de tantas tecnologias e informações, mas ao mesmo tempo encobre realidades que deveriam ser escancaradas, que PRECISAM ser escancaradas, para os habitantes desse planeta?! Nossa, nem tenho palavra para descrever como me sinto... Compartilho do sentimento desse senhor Chileno e concluo, lamentavelmente, que não só a luz dos televisores, mas as dos computadores, ipads e etc estão nos cegando também.
    Que eu possa mostrar aos outros, assim como o senhor faz com todos seus alunos, que o conhecimento não é construção pronta, é tijolo.

    Obrigada mais uma vez por fazer a diferença.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. A esperança de um mundo mais justo e humano começa em pequenas gotas como as que vocês representam. Oxalá se transformem em chuva para molhar todos os homens. E brincaremos feito crianças batendo os pés descalços na terra fertilizada.

    ResponderExcluir