sábado, 16 de outubro de 2010

Comparação entre os governos de FHC e de Lula

Em função da proximidade das eleições do segundo turno e da campanha eleitoral, muitos alunos têm me perguntado sobre o assunto. Acredito que, em nome da tentativa de imparcialidade, não devo dar minha opinião, embora eu a tenha, convictamente. Assim, procurei dados e encontrei alguns no google, especificamente na revista The Economist, que transcrevo abaixo.

Segundo o The Economist
Situação do Brasil antes e depois.

Itens


Nos tempos de FHC


Nos tempos de LULA
Risco Brasil
2.700 pontos
200 pontos
Salário Mínimo
78 dólares
210 dólares
Dólar
Rs$ 3,00
Rs$ 1,78
Dívida FMI
Não mexeu
Pagou
Indústria naval
Não mexeu
Reconstruiu
Universidades Federais Novas
Nenhuma
10
Extensões Universitárias
Nenhuma
45
Escolas Técnicas
Nenhuma
214
Valores e Reservas do Tesouro Nacional
185 Bilhões de Dólares Negativos
160 Bilhões de Dólares Positivos
Créditos para o povo/PIB
14%
34%
Estradas de Ferro
Nenhuma
3 em andamento
Estradas Rodoviárias
90% danificadas
70% recuperadas
Industria Automobilística
Em baixa, 20%
Em alta, 30%
Crises internacionais
4, arrasando o país
Nenhuma, pelas reservas acumuladas
Cambio
Fixo, estourando o Tesouro Nacional
Flutuante: com ligeiras intervenções do Banco Central
Taxas de Juros SELIC
27%
11%
Mobilidade Social
2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza
23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza
Empregos
780 mil
11 milhões
Investimentos em infraestrutura
Nenhum
504 Bilhões de reais previstos até 2010
Mercado internacional
Brasil sem crédito
Brasil reconhecido como investment grade

7 comentários:

  1. Olá professor! aqui é o Alex Contin, seu aluno do Nix, no Pandora. Obrigado por passar um link para os alunos manterem contato com o senhor... Sobre este quadro transcrito, ele já diz tudo, mas há ainda que se considerar que um governo veio depois do outro, não é? Prefiro Lula a FHC, mas para ser justo acredito que um preparou o pano de fundo para o outro, não foi? Faço uma pergunta... será que Lula teria o mesmo sucesso se tivesse saido vitorioso nas eleições de 1989, com o cenário econômico da época?
    Convido o senhor para passar no meu blog quando tiver um tempinho... escrevi alguns textos inspirado em algumas aulas do senhor ultimamente. Elas estão sendo muito importantes, uma vez que meu ensino médio não foi tão forte quando desejei que fosse. (Link: www.opiniaoalexcontin.blogspot.com)
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Alex, você sabe que o Plano Real não é o único na História recente do Brasil. Houve o Plano Cruzado, Plano Cruzado 2, Plano Verão, Plano Bresser, Plano Collor...
    Ocorre que, numa sociedade de classes tão distintas como as do Brasil, se alguma coisa agrada uma classe, desagrada a outra. Mesmo tendo aspectos positivos, os planos eram simplesmente substituídos, em nome de seus aspectos negativos. Creio que a enorme virtude da equipe econômica de Lula foi manter muitos aspectos positivos do governo anterior, incluindo o Plano Real.Ou seja, os interesses nacionais e sociais estão acima dos interesses partidários e, agindo como um grande estadista (reconhecido mundialmente), Lula (e sua equipe)deu continuidade e, aprofundando a distribuição de renda, socializou o crescimento econômico, permitindo que as classes inferiores também recebessem os benefícios econômicos e financeiros. Você sabe que esta é MESMO, a primeira vez que isso ocorre na História recente do país.O normal dos planos era capitalizar os lucros e socializar as perdas. Hoje podemos notar a socialização dos lucros, com o crescimento do poder de compra de grande parte dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Vida! Nem sabia que o Governo de Lula foi ótimo se comparado com o do FHC, é claro que foram tempos diferentes, mas mesmo assim, né!?Agora vamos ver se a Dilma continua este progresso.

    Obrigado professor, muito bom o seu Blog, aguardo ansioso por mais posts.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, tenho certeza de que como eu, todos aqui têm a curiosidade de saber a sua opnião
    sobre o assunto. Como as eleições já passaram e o problema da imparcialidade também, o senhor poderia agora nos dar a sua opnião?

    ResponderExcluir
  5. Gabriel;
    Eu tenho opinião a respeito da comparação entre Lula e FHC. Mas, como você escreveu "todos aqui", preciso saber quem é você, em qual turma você estuda, para dirigir uma resposta a todos.
    Um beijo, e obrigado por entrar em meu blog.
    Wagner

    ResponderExcluir
  6. Olá Professor, sou o Gabriel Pessa do novo anglo vinhedo , mas o meu "todos aqui" se dirigia as pessoas que frequentam o seu blog como eu.
    Abraços

    ResponderExcluir