quinta-feira, 5 de abril de 2012

GRÉCIA ANTIGA: REVISÃO ILUSTRADA

Uma boa produção relata as Guerras Médicas, ou Greco-Pérsicas, fundamentais para se entender a História da humanidade. Contudo, os narradores cometeram alguns equívocos que pretendo esclarecer. Use o material disponível, preferencialmente livros,  para acompanhar o comentário. A narração atribui muitas coisas a Ciro. Na verdade, Ciro foi o fundador do Reino Persa e iniciou a expansão tomando a Mesopotâmia. Quem tomou o Egito foi Cambises e não Ciro. Quem dividiu o Império Persa em Satrápias (regiões administrativas) foi Dario, e não Ciro. Mais detalhes podem ser encontrados neste mesmo blog, escrevendo Antiguidade Oriental na caixa superior à direita "Pesquisar".
Vale a pena, ainda, alertar para o discurso de alguns narradores do filme, que jogam os holofotes  apenas nos líderes, esquecendo que a História é sempre fruto do coletivo. E também pecam ao usarem exemplos nossos, contemporâneos, para se fazerem entender nas explicações do passado. É um método muito perigoso para se ensinar História,
Contudo, se você estudar bastante antes de assistir ao filme, poderá aprender mais com ele, principalmente a História militar das batalhas de Maratona, das Termópilas e da Salamina. Complete seu aprendizado estudando a Confederação de Delos e o imperialismo ateniense. 


http://www.youtube.com/watch?v=JsbQOAepzas&feature=endscreen&NR=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário