quinta-feira, 28 de julho de 2011

MÉTODO PARA RACIOCINAR NOS TEXTOS DE HISTÓRIA

Estamos de volta às aulas e, para vestibulandos, a reta final para os grandes vestibulares. As provas de História têm sido elaboradas com textos ou imagens e, muitas vezes, com textos e imagens.
Para tentar auxiliar o aluno que tem dificuldade nesse tipo de prova, aqui vai uma metodologia de raciocínio. Quanto mais treinada e repetida, mais mecânica ela será, diminuindo até o tempo para a compreensão das questões e elaboração das respostas.

A. PARA DECIFRAR O CONTEXTO HISTÓRICO
1. Observar quando o texto foi escrito, ou seja, a datação do texto;
2. Observar a autoria do texto;
3. Observar o interesse do autor, qual seu grupo social, qual sua classe social;
4. Observar a natureza do documento, ou seja, se é oficial (uma lei, por exemplo), se é literário, jornalístico, panfletário;
5. Observar se o autor do texto é ou não contemporâneo dos acontecimentos.


B. O TEXTO E SUAS FUNÇÕES
Os textos não são neutros, sempre carregam uma intenção. Um texto pode ser apenas a expressão do pensamento de quem os escreveu. Mas pode representar as intenções de uma classe social, de um partido político ou de outro grupo.

AQUI RESIDE UM ASPECTO IMPORTANTE: O BOM LEITOR, VESTIBULANDO OU NÃO, DEVE ENTENDER AS INTENÇÕES DO TEXTO, MAS NÃO SE ENVOLVER PESSOALMENTE COM ELAS.

C. A IMPORTÂNCIA DO RECORTE DE TEMAS HISTÓRICOS


O recorte do tema é um recurso usual dos historiadores. Quando o assunto é amplo, como, por exemplo, a Revolução Francesa, a colonização da América, a Revolução Russa, o historiador faz um recorte, escrevendo sobre a ideologia ou sobre as relações sociais, ou sobre a política da época analisada. É evidente que, para aprofundar o recorte, o historiador tem em mente os aspectos gerais do assunto.
As provas de História também usam o recurso do recorte. As questões cobram uma parte do assunto, ou seja, um recorte.
Tomemos o feudalismo como exemplo de um assunto amplo. A questão pode ser,por exemplo, sobre as origens do sistema, ou seja, um recorte do assunto. E pode ser, ainda por exemplo, sobre a sociedade da época, outro recorte.

AQUI RESIDE MAIS UM ASPECTO IMPORTANTE: UMA BOA RESPOSTA NÃO PODE FUGIR DO RECORTE QUE A QUESTÃO FAZ DO OBJETO DE ESTUDO.

D. OS ACONTECIMENTOS RELACIONAM-SE ENTRE SI

Não há acontecimento isolado numa análise histórica. Não se pode perder a dimensão social, coletiva, do assunto analisado. Por exemplo, não há como entender a escravidão no Vale do Paraíba durante a economia cafeeira sem conhecer a escravidão como a força de trabalho instituída desde a montagem da colonização do Brasil.
Mesmo quando dois acontecimentos são aparentemente isolados e/ou distantes um do outro, pode haver articulação entre eles e, para bem entendê-los precisamos pensar neles em conjunto, ou através das relações que estabelecem entre si. Neste caso, é necessário fazer uma análise mais ampla para poder ir a fundo na questão investigada.

PARA UMA BOA RESPOSTA, É PRECISO TRAZER À MEMÓRIA OS CONTEXTOS RELACIONADOS E PENSAR QUAIS SÃO SUAS ARTICULAÇÕES.

Um comentário:

  1. Professor, adoro seu blog, suas dicas, seus textos... Sempre leio e sinto-me no dever de parabenizá-lo por ser tão culto e crítico. Saiba que, independente de o vestibular chegar e trazer alegrias ou frustrações, conhecê-lo já fez de mim uma pessoa melhor.

    Obrigada pelo blog!
    um beeijo

    Fernanda

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