terça-feira, 19 de março de 2013

REDAÇÃO NAS PROVAS DE HISTÓRIA


ESPECIALMENTE AOS MEUS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Estamos em pleno Primeiro Bimestre, dos quatro que viveremos juntos. As avaliações já começaram e, em algumas turmas, fiz a correção das provas.
Em função do profissionalismo, não me interesso apenas pelo conhecimento de História apresentado pelo aluno. Seu texto me interessa muito e, por isso, aponto os desvios apresentados na redação das respostas. Confesso que há desvios gravíssimos, embora apenas uma pequena quantidade de alunos os apresentem.
Preocupado com isso, fui buscar as orientações dadas para se produzir uma boa redação. Uma excelente orientação está no Manual de Enem de 2013, que resumi e adaptei.
Minha intenção é provocar no aluno uma preocupação com o ato de escrever. Que não leve em consideração os problemas pontuais nas redações que a mídia tem mostrado. O fato de que aqueles alunos tiveram nota alta, mesmo cometendo desvios graves, não quer dizer que os desvios são autorizados.
Espero que o alunos aceite quando aponto os desvios e que, a partir de uma reflexão crítica, tente evitá-los nos próximos bimestres escolares e, depois, nos vestibulares.

MANUAL DE REDAÇÃO DO ENEM (2013)

Requisitos básicos do texto dissertativo-argumentativo
1.        ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
2.        precisão vocabular;
3.    obediência às regras gramaticais de concordância nominal e verbal;  regência nominal e verbal;  pontuação; flexão de nomes e verbos;  colocação de pronomes átonos; grafia das palavras; acentuação gráfica; emprego de letras maiúsculas e minúsculas; e divisão silábica na mudança de linha (translineação).
Desvios mais graves:
ƒƒ1.  falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito antes do verbo);
ƒƒ2.  períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão;
  ƒ3. graves problemas de pontuação;
ƒƒ4.  desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e
         nomes de pessoas e lugares); e
ƒƒ5.  presença de gíria.
Desvios graves:
ƒƒ1.  falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito depois do verbo ou
          muito distante dele);
ƒƒ2.  falta de concordância do adjetivo com o substantivo;
ƒƒ3.  regência nominal e verbal inadequada (ausência ou emprego indevido de
          preposição);
ƒƒ4.  ausência do acento indicativo da crase ou seu uso inadequado;
ƒƒ5.  problemas na estrutura sintática (frases justapostas sem conectivos ou orações
          subordinadas sem oração principal);
ƒƒ 6. desvios em palavras de grafia complexa;
ƒƒ7.  separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula; e
ƒƒ8.  marcas da oralidade.

Desvios leves:
ƒƒ1.  ausência de concordância em passiva sintética (exemplo: uso de “vende-se
         casas” em vez de “vendem-se casas”); e
ƒƒ2.  desvios de pontuação que não comprometem o sentido do texto.

IMPORTANTE!
Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no
momento da avaliação.

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