quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SAMBA-ENREDO DA NENÊ DA VILA MATILDE


SAMBA- ENREDO DA NENÊ DE VILA MATILDE 2013
O samba-enredo de 2013 da Nenê da Vila Matilde trata da luta pela igualdade. O texto inclui um histórico de lutas: a Revolta dos Búzios, a formação de quilombos, Canudos e Cabanagem. Fala de lutas eternas e atuais, como a pela reforma agrária (“sonhei que a terra é do agricultor”), da luta sindical e das mulheres (“Mulheres defendendo seu ideal”).

Chegou, Chegou no templo do samba
O gueto da gente, a mais querida
No coração matildense, Nenê é minha águia, minha vida
Chegou, Chegou no templo do samba
O gueto da gente, a mais querida
No coração matildense, Nenê é minha águia, minha vida

Quando a igualdade não havia
A revolta foi a via contra a força da opressão
Uma voz se ergueu, outras mais então
Movimento que surgia, salve o povo da Bahia
Sei que a rebeldia que trago no peito
Tenho o direito de eternizar
O canto libertário que se espalha pelo ar
Lutar, acreditar, sonhar, ser mais Brasil
Criar a pátria amada mãe gentil

Há nos búzios a mensagem de cada irmão
No quilombo novos ares, libertação
Em canudos Conselheiro e a sua fé
Cabanagem no Pará, na Nenê samba no pé
Há nos búzios a mensagem de cada irmão
No quilombo novos ares, libertação
Em canudos Conselheiro e a sua fé
Cabanagem no Pará, na Nenê samba no pé

Vai no baticum do Olodum no pelourinho
Um só coração, um só caminho
Canto a igualdade, levo a união
Venço toda a discriminação
Sonhei que a terra é do agricultor
Cidadão encontrou o abrigo do lar
Eu vi a força unificando a luta sindical
Mulheres defendendo um ideal
De volta ao seu lugar, a zona leste incendeia
O anhembi vai levantar, a minha vila tem sangue na veia

Chegou, Chegou no templo do samba
O gueto da gente, a mais querida
No coração matildense, Nenê é minha águia, minha vida
Chegou, Chegou no templo do samba
O gueto da gente, a mais querida
No coração matildense, Nenê é minha águia, minha vida

Link: 
http://www.vagalume.com.br/nene-de-vila-matilde/samba-enredo-2013.html#ixzz2Imwo9S8w

Mais textos sobre as lutas sociais e a participação negra em:
http://poetawagner.blogspot.com.br/2010/12/um-pouco-de-africa_05.html, para um resumo da luta negra e das leis que punem o racismo.

Um comentário: