domingo, 19 de fevereiro de 2012

GUERRA DO CONTESTADO: 100 ANOS




A mais longa rebelião do Brasil (1912 a 1916), no século XX, foi a chamada Guerra do Contestado, ou Guerra dos Pelados. Ocorreu numa região rica em madeira e erva-mate, localizada entre o Paraná e Santa Catarina, que era, na época, contestada pelos dois Estados.

O empresário estadunidense Percival Farquhar obteve concessão republicana para construir uma ferrovia ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. O governo negociou com a Brazil Railway, empresa subsidiária da Lumber Company. O projeto expropriou os habitantes que moravam até 15 km à direita e à esquerda da linha férrea.
Os expropriados aumentaram em número, anos mais tarde, devido à mão-de-obra demitida após a construção da linha: “Quatro mil ex-detentos e miseráveis de Santos, Rio de Janeiro e São Paulo, recrutados para as obras foram demitidos e expulsos das cabanas de palha levantadas à beira da estrada.”(O Estado de São Paulo, de 12/02/2012, Caderno Especial)

O “monge” José Maria, dizendo-se herdeiro do beato João Maria, instaurou um “governo dos céus”, muito semelhante ao fenômeno messiânico de Conselheiro, em Canudos.
Inspirado pelas novelas de cavalaria, contava com o apoio do coronel Henrique de Almeida, inimigo do coronel Francisco de Albuquerque no cultivo da erva-mate.

A República interpretou o movimento como monarquista quando este reivindicou as terras expropriadas e responsabilizou o governo pelos males vigentes.

O movimento alarmou o governo, que prendeu alguns adeptos de José Maria e raspou-lhes os cabelos. Solidariamente, os outros seguidores também rasparam suas cabeças. Opunham-se os “pelados” (fiéis) aos“peludos” (militares).
José Maria foi morto no primeiro embate quando o governo paraense entendeu a presença de camponeses como uma invasão catarinense e enviou tropas para dispersar o movimento. Assumiram a liderança rebelde as “virgens”, destacando-se Maria Rosa, de 15 anos, criadoras de comunidades crentes opositoras ao governo.

Uma menina em Taquaruçu, dizendo ter visto José Maria em sonho, reavivou uma crença semelhante ao sebastianismo com o retorno do monge junto de um exército, promovendo a “Romaria dos fiéis a Taquaruçu”. O governo de Curitibanos denunciou o “movimento monárquico”. Dispersos ao longo do Contestado, os pelados empregaram a técnica de guerrilha e se reuniram na cidade de Santa Maria.

6 mil soldados, junto das forças civis locais e da aviação, pela primeira vez utilizada para esse fim no Brasil, derrotam o movimento, em 1916. Mais um problema social foi “resolvido”pelo uso da força. Hoje, a região do conflito pertence a Santa Catarina e apresenta os maiores índices de pobreza do Estado.

(O jornal O Estado de São Paulo, de 12 de fevereiro de 2012, publicou um caderno especial, com brilhante trabalho jornalístico intitulado “Meninos do Contestado”. Leia em www.estadao.com.br/e/contestado

Outra produção sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=UXOdIYxhgT8&feature=related

Assista ao filme Guerra dos Pelados: http://www.youtube.com/watch?v=KnSvUJP0tr4


Nenhum comentário:

Postar um comentário