sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


PRINCIPAIS FATOS

VÉSPERAS DA GUERRA

O III Reich rompe o Tratado de Versalhes, estabelecendo a indústria bélica  na Alemanha e ocupando militarmente a Renânia, na divisa com a França.

Em um episódio conhecido como Anschluss, incorpora a Áustria.

Alegando o Problema do Espaço Vital, Hitler convoca a Conferência de Munique, da qual participam,além da Própria Alemanha Nazista, a Itália Fascista (Mussoline), a França (Deladier) e a Inglaterra (Chamberlain). Hitler é autorizado a invadir a região dos Sudetos da Tchecoslováquia.

Após invadir os Sudetos, o III Reich invade a Tchecoslováquia.

O III Reich e a URSS assinam o Pacto Ribbentrop-Molotov, declarando a não-agressão e, num item secreto,a divisão da Polônia entre as duas potências.

Hitler invade a Polônia, marca do início da Segunda Guerra Mundial.

PRIMEIRA FASE DA GUERRA NA EUROPA

Na primeira fase da guerra, ocorreu o avanço do EIXO. Destaca-se a blitzkrieg ("guerra relâmpago") do III Reich, com a invasão da Dinamarca, da Noruega, da Suécia, da Bélgica, da Holanda e da França pelas tropas nazistas.

 Ocorre a Batalha da Inglaterra na qual a RAF enfrenta a Luftwaffe.

 O nazifascismo ocupa a Península Balcânica e o Norte da África. 

No caso da França, Hitler ocupou o Norte, enquanto, no Sul, a França de Vichy colabora com o nazismo. Em toda a França, grande destaque para a ação da Resistência Francesa.

SEGUNDA FASE DA GUERRA

A Guerra do Pacífico e a Guerra da Europa tornam-se uma só. 

O III Reich invade a URSS ("Operação Barba Ruiva, ou Barba Rossa"), rompendo o Pacto de Não-Agressão, o que leva a URSS à guerra. 


No Pacífico, o Japão ataca Pearl Harbour, o que leva  os Estados Unidos à guerra.

TERCEIRA FASE DA GUERRA

Os Aliados avançam dobre o EIXO. No final de 1943, os soviéticos derrotam os nazistas na Batalha de Stalingrado, fato conhecido como "A Reviravolta" (The Turning Point).

 Na África, os Aliados derrotam o nazi-fascismo e iniciam a libertação da Itália, no sentido Sul-Norte.

 No Pacífico, o Japão começa a ser derrotado e passa da ofensiva para a defensiva. 

Em 6/6/1944, um ano e meio após a Batalha de Stalingrado vencida pelos soviéticos, os Aliados desembarcam na Normandia (Norte da França): era o "Dia D", planejado pela "Operação Overlord". 

Enquanto a França é libertada pelo conjunto de Aliados, as tropas soviéticas avançam sobre os nazistas, libertando todo Leste Europeu e entrando na Alemanha. 

Na Itália, cai Mussoline. 

Em Berlim, os soviéticos avançam, tomam a cidade e Hitler se mata. Era o fim da guerra na Europa, com quatro grandes vencedores: URSS, EUA, Inglaterra e França.


No Pacífico, o Japão, mesmo sitiado, continua em guerra, usando os kamikazes. Em 6 e em 9 de agosto, os EUA lançaram as bombas atômicas. Era o fim da guerra.

A SEGUNDA GUERRA NA EUROPA:










Nenhum comentário:

Postar um comentário